segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Namoro, não é bom estar só!

       
       No livro de Gênesis cap. 1, vemos Deus criar os céus, a terra e tudo o que nela há, inclusive o homem que foi feito a Sua imagem e semelhança.

Mas para o homem, todavia não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea, ou seja, apta, capaz, competente, e no cap. 2.18 Deus diz algo surpreendente: não é bom que o homem esteja só. Por isso Deus formou a mulher, trouxe-a para Adão e realizou o casamento.

       Para que um jovem possa ter um casamento feliz e bem sucedido é preciso ser cauteloso com a “escolha”, e quanto a isso, Deus nos dá instruções:

OBSERVE:
 2 Coríntios 6.14
à Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
Provérbios 31.30
à A beleza é uma ilusão, e a formosura é passageira; contudo a mulher que teme ao Senhor essa será honrada!
       Se você é um jovem que serve a Deus, o próprio Deus lhe orienta a não se prender ao descrente, aquele que não pratica a justiça.
E se você está procurando um bonitão ou bonitona, saiba que a verdadeira beleza de alguém está no interior e essa jamais passa (1 Pedro 3.3,4).

Depois que se escolhe e inicia-se o namoro é preciso entender que essa fase tem como objetivo levá-lo a conhecer o caráter, a personalidade do outro para ver se combina com você (e não o corpo), porque quando ambos são na maioria das coisas opostos, isso sinaliza atritos contínuos e assim é impossível a convivência, pois como andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo (Amós 3.3).

    MAS AFINAL, QUAL O MODELO BÍBLICO PARA O NAMORO?

Aqui vão algumas dicas de saúde que “se praticadas” irão manter o seu namoro em conexão com a vontade de Deus:

     
àHonre seus pais e respeite seus conselhos (Efésios 6.2; Provérbios 15.22; 19.27; 23.22);
     
àNão veja o namoro do mundo como padrão (3 João 11), tenha a Palavra como padrão e você poderá guardar puro o seu caminho (Salmo 119.9);
     
àGuarde os seus ouvidos de relatos impuros acerca de determinados tipos de namoro (1 Coríntios 15.33) e seja companheiro dos que temem ao Senhor e guardam os Seus preceitos (Salmo 119.63);
     
àEvite estar junto o tempo todo e assim você estará evitando também as tentações (Gálatas 6.1);
     
àMuito cuidado com o beijo, ele prepara o corpo para o sexo (Tito 2.6) e como o sexo não é para o namoro, os beijos devem ser moderados e muito superficiais para não dizer inexistentes (1 Coríntios 6.18);
     
àSe guarde para o casamento, isso não é careta é bíblico, pois se você namora com alguém e dá liberdade para essa pessoa tocar seu corpo, quem te garante que se casará com ele ou ela?
E saiba, seu corpo é templo e morada do Espírito Santo e devemos glorificar a Deus no nosso corpo (1 Coríntios 6.19,20);
     
àNamore sempre em locais onde existam pessoas conhecidas como familiares etc. Isso evitará os avanços. Um casal que não se sente a vontade para namorar junto das pessoas está alimentando desejos antecipados e contrários a Palavra;
     
àNão é bom um casal de amigos, namorados ou noivos saírem a sóis de carro, pois isso, assim como outras situações transmite a aparência do mal, da qual devemos fugir e os proporciona uma liberdade demasiada;
     
àNamore com roupas compostas, isso é importantíssimo para manter-se afastado da sensualidade e fugir da impureza (Gálatas 5.19);
     
àAtenda ao chamado de Deus para ter um relacionamento amoroso com Ele e um compromisso que ultrapassa qualquer relacionamento de namoro (Marcos 12.30), afinal Ele é seu noivo! (2 Coríntios 11.2; Apocalipse 21.9,10).

Foge, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro invocam ao Senhor. 2 Timóteo 2.22 (Palavras do Apóstolo Paulo ao jovem Timóteo).
   
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Eclesiastes 11.9.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cuidando da Herança

Você já parou pra pensar como Deus ver os filhos?
Qual será a importância deles para o Criador?
Qual será o projeto de Deus para a família no que diz respeito aos filhos?

No Salmo 127.3 encontramos um texto esclarecedor que diz: Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. (Revista e Atualizada)

Gostaria de ver com você outras traduções do mesmo texto.
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. (NVI)
Quanto a seus filhos, eles são herança do Senhor: o fruto do ventre é um presente de Deus. (King James)

OBS: A expressão hebraica original para “herança” significa “doação”. Então literalmente filho é uma doação de Deus, é Ele te doando um presente!
Se atentarmos perceberemos que só nesse versículo em três traduções Deus chama os filhos de: Galardão, recompensa e presente. É espantoso o quanto é diferente a definição de Deus e a definição do mundo, em relação aos filhos.
O mundo ver os filhos como sinônimo de peso, preocupação, mudança negativa, trabalho, enfado, privação, despesa, prisão, desconforto, deformação, perca, doação com expectativa de frustração, etc.
No entanto todos os pais precisam entender que assim como uma herança necessita de uma administração sábia, os filhos carecem de ser construídos segundo os fundamentos da Palavra de Deus e que o próprio Deus lança sobre os pais a responsabilidade dessa construção. Assim, se bem “construídos” no Senhor, esses filhos também se tornarão construtores de filhos e filhas, espalhando a semente santa às gerações.
Nos escritos originais, filho é ben, e a raiz de onde ben tem a sua origem é, possivelmente, banah, que significa “construir” ou “fortificar”. A idéia é que um filho é construtor de futuras gerações.

Na verdade o ativismo e a busca pelo material têm privado os filhos de serem construídos corretamente, tornando os pais ausentes e adultos ‘estressados’ presentes. Falo assim porque os pais se acordam com toda motivação para trabalhar e no final do dia voltam ‘adultos impacientes para crianças carentes’. Por isso o plano de Deus para família é que a esposa crie seus filhos e o esposo trabalhe e traga o mantimento. (Gênesis 3.16 – 20)

Então:
Esposa = Mãe = Aquela que cria, educa, ensina, edifica, ou seja, constrói.
Esposo = Pai = Mantenedor, supridor, aquele que vai buscar o sustento.

No entanto mãe, ao proporcionar que outros (as) criem, eduque e construa seus filhos é passar adiante uma responsabilidade que é tão somente sua. Sabemos que existem muitas mães solteiras e precisam trabalhar para sobreviver, parabéns pela determinação se essa é a sua realidade, porém preciso te advertir sobre as conseqüências que virão.
Em Provérbios 22.6 está escrito: Ensina a criança ‘no caminho’ em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Muitos têm ensinado ao seu filho ‘o caminho’, advertindo: vá por ali, venha por aqui, faça isso ou não faça aquilo... Mas o que o filho seguirá será tão somente os passos dos pais. Se você estiver com ele no caminho que é Jesus, não haverá um desvio, mas sim contínua obediência. Parafraseando, deixe de apontar por onde ele deve ir, vá com ele!
Já vi pais na mesa do bar com um copo de bebida na mão, dizerem a seus filhos: bebida não presta, nunca beba. Mas em seguida levarem com as próprias mãos o copo a boca. Isso é o conhecido ditado popular: faça o que digo, não faça o que faço. Mas para criança não é assim que funciona. Ela será uma extensão de você! Isso explica porque ela quer calçar seus calçados, vestir suas roupas, ser igual a você.

Existem muitas adolescentes se vestindo de forma sensual, e na maioria das vezes é a mãe que compra as miniaturas de roupa, cuidado! Talvez isso explique para alguns porque a pedofolia tem aumentado. Saiba, o homem é atraído pelo que vê, não tendo o que vê, não tem atração.

A disciplina é outra parte importante da construção e cabe aos pais impor limites aos filhos (Provérbios 19.18; 23.13).

LEMBRETE: A sabedoria e a graça necessária estarão contigo e nada te será impossível se houver uma disposição da sua parte em buscar ao Senhor e andar em Seus caminhos, Ele é o Criador da família e tem uma manual de vitória “A Bíblia” para você!