quinta-feira, 14 de março de 2013

A Dor da Separação


De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus uniu não o separe o homem. Mateus 19.6

Quando um homem e uma mulher reconhecem que se amam e desejam oficializar essa união, eles vão a um representante legal de Deus aqui na Terra, seja um juiz, um padre ou um pastor. Deus está completamente envolvido com aquele ato e é Ele mesmo unindo, abençoando esse mais novo casal, essa mais nova família.

Deus não uni duas pessoas no momento dos seus nascimentos, os predestinando um para o outro. Não, essas pessoas de forma livre escolhem, decidem com quem irão se casar. Quando a Bíblia diz que Deus uni, está referindo-se ao momento do matrimônio, esse casal se conheceu, se escolheu, vieram até Deus e ali naquele instante Ele os uniu, com o desejo de que seja definitivamente até que a morte os separe. Temos a liberdade dada pelo Senhor até de aceitá-lo ou não em nossas vidas, quanto mais de escolher com quem casar!
Resumindo: você casou com essa pessoa por uma escolha exclusivamente sua e dela, claro!
Sobre essa união já oficializada, a instrução de Deus é: não o separe o homem, não o separe o ser humano. Parafraseando: Vocês estão apaixonados, se amando, certos de que um completa o outro, por isso vieram a Mim, Eu abençoei a vossa união confirmando-a, então prestem atenção: não se separem e nem deixem ninguém separar vocês. Entenderam? Fui claro?
No calor das emoções respondemos: sim Senhor, nós entendemos!
E nesse mesmo momento pensamos: tomara que chegue logo a hora da “Lua de Mel”!

Já casados e passados alguns dias, meses e anos, as coisas começam a desandar e o relacionamento a murchar a semelhança de todo jardim que não é cultivado e guardado.
Nessa fase de desconforto, decepção, descontentamento e desilusão, um nome nos chega à cabeça, mostrando-se doce diante desse momento amargo do nosso casamento, apresentando-se como solução em meio ao naufrágio.
O nome é:
S olidão
E scândalo
P erda
A flição
R ancor
A batimento
Ç onfusão
à nsia
O pressão

Carregado de todos estes outros!

 Satanás tem trabalhado incansavelmente para levar famílias a verem a separação, o divórcio, como a grande resolução. Ele simplesmente e tão somente quer nos desacreditar daquilo que Deus planejou, criou e instituiu, A FAMÍLIA!
O adversário tem tentado remover a figura do pai nos lares, o seu objetivo é nos fazer perder o referencial de paternidade e assim quando nos falam que Deus é nosso pai, logo associamos inconscientemente que nosso Pai Celeste é igual ao nosso pai terreno.

Ambos temos uma triste coincidência, nossos pais, nossos heróis, nos deixaram quando tínhamos seis anos de idade. Júnior teve que lidar com a ausência do seu pai devido seu falecimento e Rosy  viu o seu pai ir embora por causa da separação deste com sua mãe.
Como sofremos, quanta dor, quanta saudade, quanto vazio, quantos sonhos interrompidos e esmagados como se nada valessem! Nossos heróis partiram e levaram com eles parte de nós!
Eu Rosy, quando via “meu painho” chegar em casa sabia o quanto ai ser divertido, posso descrever aquela sensação em uma única frase: Painho chegou e a festa começou!!!
Durou tão pouco e aquela separação foi como um imenso desastre pra mim, eu não conseguia entendê-la, só sabia que ela tinha destruído a minha família e iniciado uma dor tão forte em um coraçãozinho tão inocente. Por isso aos 18 anos quando me converti demorei um bom tempo para entender Deus como pai e deixá-lo sarar toda ausência e toda ferida.

Muitos pais têm brigado, se agredido na frente dos filhos chegando a tomar a decisão de se separarem sem realmente pensarem em si mesmos e nos frutos do seu amor, ignorando a grave conseqüência que seus filhos podem vir a ter. Passo a citar agora algumas delas.
     

  •       Por não compreender a criança tenderá a apontar alguém como o culpado e automaticamente passar a ter raiva dessa pessoa carregando esse ressentimento por alguns anos ou por toda a vida;
  •          Durante um período a criança poderá apresentar dificuldades na escola, demonstrando sinais de tristeza, ficando quase sem querer brincar e muitas vezes distraída;
  •          A criança paga um preço físico e emocional muito grande;
  •          As brigas que antecedem a separação quando vivenciadas na frente da criança, desenvolverá nela um comportamento agressivo;
  •          No caso das meninas lidarem com a ausência do pai as deixará carentes da presença masculina, tornando-as tendenciosas a relacionarem-se muito mais cedo com homens na ânsia de preencherem este vazio;
  •          No caso dos meninos lidarem com a ausência do pai os tornará suscetível a envolverem-se em relacionamentos homossexuais isso para suprirem a falta do carinho, companheirismo e presença da figura masculina em suas vidas;
  •     As meninas ao casarem se posicionarão como aquelas que decidem tudo, resolvem tudo, ofuscando assim a liderança do marido, isso porque presenciaram sua mãe ter que exercer o papel de mãe e de pai no lar, como consequência da separação;
  •     Os meninos ao casarem terão grandes dificuldades de exercer liderança, sendo o cabeça do lar e inconscientemente permitirão que a esposa tome o controle, isso tudo porque viram o tempo todo a mãe ser aquela que manda devido a ausência do pai; 
  •          Os sonhos da crianças são interrompidos por um único desejo, ter seu pai de volta;
  •          A criança é vista e tratada com desprezo pela sociedade, por ser filho(a) de pais separados, chegando a ser até discriminada; etc.


Temos vivido verdadeiramente tempos onde há um grande esfriamento do amor, primeiramente para com Deus e depois de uns para com os outros. Deus sempre nos incentivará a permanecermos casados, na aliança que um dia decidimos firmar diante dEle. Portanto vejo alguns tratarem com tanta frieza as conseqüências que podem vir sobre seus filhos devido à separação. Pais que dizem amar, mas são capazes de jogar a sua família para o alto e destruir um relacionamento de alguns longos anos. Maridos que por minutos de prazer traem descaradamente toda sua família. Já ouvimos o relato de um marido que aproveitou que sua esposa estava no hospital com seu filho entre a vida e morte para traí-la. O que dizer disso? Aonde iremos parar?
Deus é a resposta! Nele podemos ir muito longe!
Ainda que o presente momento te aponte a separação, Deus em Sua Palavra te aponta uma gloriosa solução e o seu nome é
P E R S E V E R A N Ç A!