domingo, 14 de agosto de 2016

Pai e Filho

A Palavra de Deus é recheada de relatos inspiradores, nela aprendemos como viver de forma íntegra e honrosa. Às vezes, porém, ao lê-la nos deparamos com personagens que suas trajetórias são uma verdadeira lição do que não fazer. Tudo foi escrito para nos servir de exemplo e trazer temor aos nossos corações. Hoje vamos mergulhar um pouco na História da família de Eli, encontrada no Livro de 1 Samuel do capítulo 1 ao 4.
Eli era um descendente de Arão através do seu quarto filho chamado Itamar. Era sumo sacerdote e juiz de Israel, ocupando assim a mais elevada posição da sua época. Eli tinha dois filhos, Hofni e Fineias que também eram sacerdotes. A idade já não permitia que Eli fosse tão assíduo em suas funções, ao ponto que até o papel de pai já não era bem desempenhado por ele. Eli era um líder forte, mais um pai fraco. Sua rapidez em corrigir a Ana por pensar que ela estava embriagada nos chama atenção, passando uma imagem de zelo pelo Templo do Senhor e intolerância face ao pecado. Pena que essa postura se desmontava quando ele ia lidar com os pecados dos filhos. Hofni e Fineias apesar de servirem como sacerdotes na Casa do Senhor, mostravam-se interessados apenas em satisfazer sua gula e seus desejos sexuais impuros. Ambos eram casados e a esposa de Fineias estava grávida, ainda assim, desonravam a aliança do casamento ao se deitarem com as mulheres que serviam à porta do Tabernáculo. Eles eram sacerdotes adúlteros, todo o Israel falava do mau procedimento dos filhos de Eli e o povo começou a transgredir. Como se não bastasse, eles ainda se aproveitavam da função que exerciam para defraudar as ofertas que o povo levava ao Senhor, não se contentavam com a parte que lhes era de direito e metiam a mão no que pertencia a Deus. Eles eram sacerdotes ladrões e os seus pecados eram muito grandes perante o Senhor.
Eli esteve muitos anos ocupado com a Casa do Senhor e esqueceu de cuidar da sua família. Sua omissão de pai afetou drasticamente os seus filhos e sua ausência o desconectou deles. Eli após saber da prática de adultério de seus filhos, vai enfim os advertir, mas sua exortação é frouxa não passando de adocicadas palavras, ele não os disciplina nem os pune. Hofni e Fineias continuam exercendo o sacerdócio como se o que estivessem fazendo nada significasse. Observamos também, que Eli ao advertir seus filhos não se refere ao pecado de roubar as ofertas do Senhor, e no Capítulo 2.29 entendemos o porquê; Eli juntamente com seus filhos engordava, por comer das melhores de todas as ofertas que o povo trazia a Deus, o Capítulo 4.18 diz que ele estava pesado (gordo). Como disciplinar um filho quando este sabe que como pai cometemos o mesmo erro? É difícil confrontar no outro um pecado encontrado em si mesmo!
Eli era um sacerdote hipócrita e um pai sem moral, quando vai falar com seus filhos, suas palavras entram por um ouvido e sai pelo outro, para Hofni e Fineias o pai é um homem sem crédito.
Deus aguardou pacientemente o arrependimento da casa de Eli, mas isso não aconteceu. Ainda assim Deus insistiu, mandou um profeta advertir Eli e falou por meio de Samuel, mas ele não demonstrou arrependimento, nem repassou para os filhos as palavras do Senhor. Eli amava, honrava mais os filhos do que a Deus, por isso não os repreendia, sacrificou Deus e Sua obra porque queria proteger os filhos. Seu pecado consistia em ser um péssimo pai.

Deus se recusou a permanecer honrando aqueles que O desonravam. Eli é avisado sobre a punição que viria por causa do seu erro e do erro dos seus filhos:
1.       O Senhor cancela as promessas para com a casa de Eli, afirmando que não mais andariam com o Senhor perpetuamente.
2.       Não mais haveriam velhos em sua descendência.
3.       A casa de Eli seria envergonhada diante de todo povo israelita.
4.       Seus dois filhos morreriam no mesmo dia.
5.       Outro assumiria o seu lugar.
6.       Os que restassem da sua casa se humilhariam diante do novo sacerdote, implorando por algum cargo para poder ter o que comer.
7.       A iniquidade da casa de Eli nunca seria expiada.

Depois de ouvir tudo isso sabe o que Eli responde?
E disse Eli: É, o Senhor faça o que achar melhor. (1 Sm 3.18)
Coração duro? Mente cauterizada? Louco? Ele não entendeu? ...
Quantas perguntas chegam a nós diante de uma postura dessa! Mas basta uma busca nas Escrituras e logo achamos a resposta. Em Hebreus 3.13 o autor falando da história do povo de Israel, nos adverte a afim de que nenhum de nós sejamos endurecidos pelo engano do pecado. A medida que alguém começa a pecar em uma determinada área e insiste naquele erro, seu coração vai ficando endurecido, passando a não mais considerar a voz de Deus. Aquele pecado passa a ser normal, aquilo já não lhe pesa na consciência. Isso foi o que aconteceu com Eli.

Ele teve a Ana como filha de Belial (1 Sm 1.16) e não conseguia perceber que filho de Belial eram Hofni e Fineias (1 Sm 2.12). Belial significa: inútil ou malvado, um nome de Satanás.
Tudo quanto o Senhor havia avisado a Eli que aconteceria, aconteceu. Em uma batalha os filisteus vencem os israelitas. Os filhos de Eli são mortos no mesmo dia e a arca da Aliança é tomada pelos inimigos, ela carregava a presença de Deus e desta forma, Deus não estava mais no meio do seu povo. Ao ouvir a notícia da morte dos filhos e que a arca da Aliança foi tomara, Eli cai de costas e quebra o pescoço. Quando isso aconteceu, Eli estava com 98 anos e tinha ele julgado a Israel por 40 anos.
Quanta desgraça, tudo isso porque aqueles que deveriam ter se arrependido, não o fizeram!

Já faz tanto tempo que isso aconteceu e é lamentável ter que admitir que em nossos dias não é diferente. Quantos líderes e pais há como Eli. Os “Elis” dos nossos dias são reais e ignorá-los não resolve a situação.
Aos homens foi dada a missão de governarem a família, sendo o cabeça dela e sacerdote do lar. Entretanto, muitos estão tão atarefados que abandonaram sua principal missão. Seus filhos andam sem limites, os papeis foram invertidos, hoje em alguns lares é os filhos quem manda nos pais. Existe aqueles que substituem presença por presentes e a cada dia as crianças crescem sem um referencial de pai. A disciplina tem se tornado arcaica e os filhos estão entregues a si mesmo. Como pai confronte o pecado do seu filho, não o deixe impune, quando amamos alguém de verdade não ficamos quietos ao vê-lo(a) caminhando para a morte. Pecado gera morte e você não gerou filhos para a morte, você os gerou para vida, então, seja um exemplo a ser seguido e não hesite em discipliná-los quando preciso. (Pv 13.24; Pv 29.17)
Se você é pai, essa responsabilidade está sobre os seus ombros.  

Sua família é seu primeiro ministério. O que adianta ser um holofote lá fora e um candeeiro dentro de casa? Isso é um engano, e se não for reparado chegará o dia em que a sua deficiência familiar a todos será manifesta.

Ora se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. (1 Tm 5.8)
E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito, pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. (1 Tm 3.4,5 e 12)
Família ajustada aos padrões de Deus é um requisito básico para os que desejam o ministério!

O pecado de Hofni e Fineias consistiam em serem filhos rebeldes, desobedientes. Fazendo isso, eles quebraram o 5º mandamento da Lei de Deus e o 1º que contém promessa. (Êx 20.12; Ef 6.1-3)
O pecado da rebeldia (desobediência) é como o pecado da feitiçaria. (1 Sm 15.23)
Filhos rebeldes morrem cedo, a longevidade não pode ser lhes dada!

O arrependimento sempre será o caminho que nos trará de volta ao bom senso e a proteção Divina, o compromisso de Deus é com a Sua Palavra. E Jesus nos disse: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15.7)
Que a nossa vida e família dê muitos frutos e o Nome do Senhor seja glorificado!!!


OBS: Hoje não falamos da esposa, porque aproveitei para explanar apenas a História de Eli e seus filhos.