segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Poder Restaurador do Perdão

Muitas pessoas dizem: NÃO CONSIGO PERDOAR!
Eu pergunto, é possível perdoar?                                                           
Qual o nosso modelo de perdão?
O perdão é um sentimento?
A Palavra nos diz em Romanos 5.5à Que o {amor de Deus} foi derramado em nosso coração, pelo Espírito Santo que nos foi dado quando nascemos de novo.
O amor do tipo de Deus é o  Ágape à Que é amar o próximo, aceitar o outro sem esperar nada de volta. 

Portanto, se vc recebeu a Jesus como Senhor da sua vida, a Bíblia diz: Vc tem o amor do tipo de Deus em seu coração. Então é possível perdoar!
O amor do tipo de Deus desencadeia, aflora o perdão.
Estamos convencidos que muitos filhos de Deus tem tido dificuldades de perdoar, porque estão olhando para pessoas e esperando que elas sejam um exemplo de perdão. MAS QUEM É O NOSSO MODELO DE PERDÃO? Jesus! Imite-o, Efésios 5.1;Lucas 23.34.
DEFINITIVAMENTEà Perdão não é um sentimento! Perdoar é uma escolha! Você decide, ninguém pode perdoar em seu lugar!
E para que possamos tomar essa decisão, aqui está alguns motivos pelos quais devemos perdoar:
  1. O perdão é maior prova de amor no casamento.
  2.  O perdão dá oportunidade ao outro de ser hoje quem não era ontem.
  3.   Perdoar liberta tanto o ofensor quanto o ofendido. (O perdão de Deus nos libertou. João 8.36àSe pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.)
  4. Quem não perdoa não é perdoado. (Marcos 11.26à se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.)
  5. O perdão gera uma ação. João 3.16 (Quando Deus pensou em uma forma de perdoar, Ele deu o Seu único Filho.)
  6.  Perdoar é rasgar a dívida. (Colossenses 2.13,14.)
  7. O perdão tem o poder de restauração, enquanto que o rancor,a mágoa tem o poder de destruição. (Existem pessoas que tem visto o seu casamento ser destruído, e não sabem porque. Eu te digo: é o rancor e a mágoa que tem corroído seu relacionamento.)Gálatas 5.15.
  8. O perdão torna o relacionamento conjugal sem hipocrisia.
  9. O perdão restitui, a mágoa defrauda (rouba). (A mágoa tem roubado o melhor de Deus em muitos casamentos).
  10. Quem perdoa está dizendo: eu acredito em você.
  11.  Perdão demonstra o amor na sua forma mais plena.
  12. Perdoar é essencial para o crescimento, amadurecimento e mudança do relacionamento.
  13. O perdão sara, fortalece, e amadurece a união conjugal!
  14. Perdoar é não levar em consideração a ofensa recebida. (Atos 7.59,60.)
  15. Quem foi perdoado, facilmente perdoa.
  16. Perdoar é dar a quem te feriu, o mesmo lugar que ele ou ela tinha antes de te ferir (Lucas 15.22-24).
  17. Não contabilize erros, perdoe imediatamente (Efésios 4.26).
  18. Perdoar é atropelar o ódio com "atitudes de amor".
O que acontece com quem adia ou deixa o perdão:
-Permite que o desejo de perdoar acabe.
-Permite que o coração endureça e permaneça fechado.
-Permite que os afazeres do dia a dia impeçam a reconciliação.
-Permite interferências negativas.
-Permite a ação do diabo.1 Pedro 5.8, Efésios 4.27.
-A raiva não resolvida torna-se um ponto de apoio para o grande destruidor das famílias. (João 10.10)
-Ao deixar de lidar com as ofensas, você deixa de agir sobre um princípio divino para agir sobre um princípio satânico. Demônios se alimentam de ódio, rancor, maledicência, discussões, divisões. Ou seja, toda forma de mal.



 IMPORTANTE:
·         O desejo de enfrentar um ao outro pode ser a nossa primeira linha de defesa, mas além de nos afastar um do outro, nos afastará de Deus.1 Pedro 3.7.
·         Mas nunca use Deus e a Bíblia como uma marreta.
·         A impaciência e o “pavio curto” são sinais que a vida espiritual está ficando em segundo plano.
·         A reconciliação é OBRIGATÓRIA!
·         Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que haja paz entre nós (1 Pedro 3.11à Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la).

PERDÃO - Um modelo para os seus filhos.
1-Use a rivalidade entre irmãos para ajudá-los, o que não significa manter um registro dos erros cometidos.
2-
Exija que eles peçam e recebam perdão.
3-Seus filhos precisam ver que vocês se amam o suficiente para perdoar sempre.
4-A disposição de perdoar seu cônjuge torna-se uma ancora estável para o seu lar.
5-
Perdão e reconciliação são testados ao máximo entre marido e mulher.
6-Não faça questão de estar certo, é a reconciliação que deve ser buscada e alcançada em sua totalidade. (Entre ter razão e ser feliz, seja feliz!).
7-Faça o que a Bíblia diz! Edifique sua casa sobre a Rocha, praticando a Palavra. Confie em Deus e você vai vê-lo trabalhar.
Existe uma frase mágica para relacionamentos: Me Perdoa!!!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Primeiro vem o Marido ou os Filhos?

Normalmente, um casal de noivos se casa e depois de algum tempo, passam a conversar a cerca da fabricação de um bebê e daí começam a fazer planos e a se prepararem psicologicamente e financeiramente para a chegada do tão esperado filho.

As tentativas começam e posteriormente o exame BHCG confirma um positivo, a esposa está grávida e o fruto do amor dos dois começa a crescer. A mãe anseia ver a barriguinha aparecer e o pai fica ma expectativa de sentir seu filho se mexer. Os ultra-sons são emocionantes e tudo isso é uma experiência única para a vida do casal. Então chega os nove meses, está pronto o enxoval que é lindo e nasce o bebê, cercado de amor, carinho, dedicação, ele é fofo, todo mundo que pegar e seus pais estão cheios de orgulho. Em contra partida, acontece algo com a mãe; toda sua atenção, todo seu tempo, todo seu esforço, todo seu carinho e dedicação são direcionados para uma única pessoa, seu filho. Antes, o marido era o centro das atenções e dos mimos, agora, o filho ocupou todo o espaço.

A princípio esse comportamento da esposa é absolutamente normal, afinal de contas é um bebê, completamente dependente e o esposo precisa compreender isso.

Mas existem mulheres que esquecem que mesmo sendo mães, ainda continuam sendo esposas, amantes, amigas, etc. E simplesmente passam a se dedicarem tanto a seu filho que o casamento entra em crise.
O marido passa a viver maltratado, descuidado e esquecido. Alguns chegam do trabalho e a refeição ainda está cozinhando. Após tomar um banho e se dirigir ao guarda-roupa, ele percebe que a roupa procurada está suga no sexto. Suas meias estão acabando e só lhe restam algumas poucas cuecas limpas. A casa está suja, mas a criança está bem cuidada.
Alguns no ápice do abandono ainda conseguem respirar fundo e dizerem a si mesmo: isso é normal, afinal agora tudo mudou devido à criança. No entanto, quando o tempo vai passando, toda essa situação se torna um grande fardo para o marido, que por sua vez tende a sentir saudades, falta da sua vida de solteiro, sendo influenciado a buscar amizade e companheirismo e com certeza não faltará mulheres dispostas a lhe suprir as carências.

Diante desse quadro Deus tem o conselho certo, o equilíbrio, para que em tempo algum deixemo-nos levar a extremos e posteriormente a abismos.

Em Tito 2.3-4, Paulo orienta as mulheres idosas a instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos. Observe, primeiramente vem o marido, depois os filhos. Na mente de Deus é completamente lógica essa ordem. Se pararmos para meditar, tudo se inicia com o esposo e a esposa, e terminará com o esposo e a esposa. Os filhos nascem e “passam” pela vida do casal, pois quando crescerem terão a sua própria família e acontecerá o que é relatado em Gn 2.24; Mt 19.5; Mc 10.7-8 e Ef 5.31à O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Quando eles se casam, nós como pais deixamos de fazer parte de uma única família para sermos parentes de 1º grau deles. Muitas mães não aceitam esse princípio e por isso se tornam sogras malvadas querendo se intrometer na vida conjugal dos filhos. Elas pensam estar fazendo o bem, mas na verdade está prejudicando o casamento deles e o seu próprio casamento.

Existem duas situações que devem ser evitadas:

 1ª) Mães que fazem de tudo pelos seus filhos em detrimento do marido. O melhor pedaço de carne é dos filhos, se o marido não chegar logo só encontrará o molho. A sua forma de falar com os filhos é muitíssimo doce, mas as palavras ditas ao marido são carregadas de amargura. Os filhos tem tratamento vip, o marido é visto como qualquer outro. Se essa esposa não corrigir seu comportamento, acabará sem marido e sem filhos, tendo uma probabilidade muito grande de ter a depressão como sua companheira.

2ª) Pais que vivem em função dos filhos, e quando esses filhos se casam e saem de casa, o esposo e a esposa começam a se estranhar, ao ponto que se torna dificílima a convivência e acontece a separação.

Você mulher que é esposa e mãe, aceite a Palavra, ouça o conselho e receba a instrução para que sejas sábia nos teus dias que estão por vir. Pv 19.20

Há caminhos que parecem corretos aos nossos próprios olhos, mas o fim deles é morte. Então vale apena trilhar o caminho de Deus, porque ele trará vida. Pv 16.25