segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Importância da Mulher no Reino de Deus


   Em 1 Samuel 25, há um relato inspirador de uma mulher chamada Abigail que era sensata e formosa (linda por dentro e por fora), casada com Nabal, homem que tratava todos de forma dura e maligna.
   Naquela época Davi que ainda não governava sobre Israel havia descido para o deserto de Parã, após a morte do profeta Samuel e tendo ouvido que Nabal tosquiava suas ovelhas, enviou dez moços para lhe pedir alimento, visto que em outra situação Davi e seus pastores favorecera os pastores de Nabal.
Porém, Nabal recusou-se a enviar suprimento para Davi e seu povo, diante dessa ingratidão Davi ficou irado, saiu ao encontro de Nabal decidido a matar ele e todos do sexo masculino, cingindo juntamente com quatrocentos homens a sua espada.
    Abigail entretanto foi avisada e de forma generosa, prudente e ágil colocou sobre jumentos alimentos e se foi ao encontro de Davi sem comunicar nada a seu esposo, afim de evitar tamanha desgraça sobre sua casa. Enquanto descia cavalgando um jumento, encontrou Davi e seus homens, ao vê-lo Abigail prostrou-se aos seus pés, pedindo-lhe que toda culpa cai-se sobre ela e com palavras sábias desativou a ira de Davi por seu esposo Nabal, dando-lhe o alimento que havia levado e o futuro rei a despediu em paz, louvando-a por sua bendita prudência.
   Ao voltar Abigail a Nabal, este fazia em casa um banquete e pelo fato de já está muito embriagado, Abigail nada lhe falou esperando o dia seguinte para que estando sóbrio Nabal pudesse ser informado de tudo quanto tinha acontecido. Ao ouvir por boca de Abigail o relato dos fatos passados amorteceu-se o coração de Nabal, ficou ele como pedra e passado uns dez dias morreu.
Sabendo Davi que Nabal estava morto mandou falar a Abigail que desejava tomá-la por esposa, ela aceitou, foi ao seu encontro e Davi a recebeu com grande alegria.
Abigail, que mulher inspiradora!
     Por muito tempo a posição da mulher foi entendida de forma equivocada, pois na verdade Deus quando a criou deixou bem claro que ela teria uma grande importância em Seu Reino. Deus ao planejá-la disse: farei uma auxiliadora (ajudadora) idônea ou seja apta, competente, capaz e correta. Gn 2.18
Deus não a menosprezou, Ele a formou repleta de capacidade!
Quando Ele diz em Sua Palavra que o homem (esposo) é o cabeça, não é minimizando o ser que Ele mesmo criou, mas é porque toda instituição inclusive a família precisa respeitar uma hierarquia se quiser prosseguir de forma organizada e triunfante. Alguém após ouvir cuidadosamente o outro precisa decidir e esse alguém que Deus escolheu dentro da família e o homem (esposo).
Imagine uma empresa sem um gerente, onde todos mandam e desmandam, seria uma bagunça não é?
Pois bem, uma família sem o cabeça, alguém que imponha limites, regras e tome decisões é realmente uma bagunça generalizada.

Nós como mulheres precisamos encontrar nosso lugar, o equilíbrio demonstrado tão claramente nas Escrituras. Por isso para que entendamos nossa importância no reino de Deus, trago quatro atitudes indispensáveis que como mulheres executamos ou precisamos executar e muitas vezes nem nos damos conta do quanto Deus se alegra por ver-nos frutificando.
  1.  AJUDANDO: Como já relatei somos auxiliadoras. A nossa ajuda é decisiva para o sucesso do nosso esposo. Como alguém já disse, por traz de um grande homem tem sempre uma grande mulher. A atitude de Abigail foi a ajuda que Nabal precisou para se manter vivo juntamente com os seus.
  2.  EDIFICANDO: A mulher sábia pode continuamente edificar (construir) sua casa e jamais permitir que ela seja destruída.

Você já parou pra pensar que Abigail não apenas se ariscou, mas pediu que a culpa do seu marido duro e maligno caísse sobre ela? Em outras palavras ela disse: mate a mim, mas poupe ele e seus homens.
Muitas mulheres até começam a construir seus lares corretamente, porém, diante de um insulto, arrogância, bebedisse por parti do marido, desistem e nada querem suportar, quando na verdade o amor tudo sofre, tudo crer, tudo espera e tudo suporta. 1 Co 13.7
Persevere, o seu milagre está mais perto do que você imagina!

     3.   SEMEANDO: A generosidade de Abigail impressiona-me.
Enquanto que a mão fechada de Nabal quase trouxe guerra e morte, a mão aberta de Abigail trouxe paz e vida. Mulheres que entendiam o dar como algo precioso, puderam ter a honra de serem colunas financeiras no ministério de Jesus. Lc 8. 1-3.
Hoje as igrejas podem andar supridas nessa Terra porque Deus ainda tem encontrado não só homens, mas também mulheres com um coração disposto a usar aquilo que tem chegado as suas mãos para serviço do Rei.
     4.   BRILHANDO: Deus nos projetou para “brilhar”, em casa, no trabalho, no ministério, aonde quer que chegarmos, pois a semelhança dEle somos a luz deste mundo. Quando a luz que reluzimos é a dEle, ainda que tentem nos esconder não terão êxito.
Você irá brilhar, brilhar e brilhar intensamente e cada vez mais! Mt 5. 14-16.
Assim como Abigail brilhou ao ponto de dissipar as trevas que tentaram tomar conta do seu lar, Deus incansavelmente através da Sua Palavra e Seu Espírito guiará nossos passos em direção ao triunfo!
Esteja pronta, atenta, cheia de expectativa, você é uma agente de milagres dentro do seu lar e ele 
F L O R E S C E R Á!