quinta-feira, 2 de março de 2017

Mãos que Falam

“O Pai, me enviou, esse mesmo é quem tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma. ” Jo 5.37

Aqui Jesus afirma que Deus possui uma forma.
Forma no original é eidos e significa: aparência externa ou exterior.

A Bíblia ressalta em muitas passagens detalhes sobre a forma de Deus. Ele possui costas, pés, boca, olhos, ouvidos, lábios, língua, mãos, etc.
Deus possui uma imagem, e nos fez a Sua imagem e semelhança. Gn 1.27

Deus criou as demais coisas falando, porém, ao fazer o homem envolveu-se completamente com sua criação quando colocou as próprias mãos nessa magnifica obra de arte (Gn 2.7; Jr 18.6), e ao término viu que o que fizera era muito bom! (Gn 1.31)

O toque sempre foi expressivo e a linguagem corporal constantemente transmite a diversidade de sentimentos que há em nós.

Percebemos Deus compartilhando de si mesmo com o homem enquanto moldava cada detalhe. As mãos de Deus formaram as nossas mãos, pois Ele sabia que esse membro em nosso corpo seria indispensável. Já observou que é na mão que carregamos o símbolo da aliança que temos com quem amamos?

Algumas vezes casais me chamaram atenção devido aos movimentos bruscos ou carinhosos que executavam enquanto conversavam. Embora eu não pudesse ouvir nada que diziam, era possível saber se estavam brigando ou dialogando, isso porque ânimos alterados ou apaziguados fazem nossos membros moverem-se, e a verdade é que as nossas mãos falam!

Podemos dizer muito quando tocamos o outro.
Com o passar do tempo, é comum em muitos casamentos não vermos mais marido e mulher darem as mãos enquanto caminham juntos. Para eles é como se esse ato fosse algo a ser praticado apenas no namoro e noivado.
No período em que se namora, para o rapaz, segurar a mão da moça compara-se a caminhar exibindo um troféu, ele se senti orgulhoso em ter alguém tão bela e virtuosa ao seu lado. Para a moça, o sentimento é de proteção, de ter um dono, de ter alguém que assume publicamente que a ama e a escolheu. Lembro-me de um fato recente, quando eu e Júnior fomos a um casamento. Assim que descemos do carro, ele segurou minha mão enquanto caminhávamos e disse-me: Sou orgulhoso de você, você é linda demais e contigo eu ando assim... (nesse momento ele deixou sua postura ereta e manteve um sorriso no canto da boca). Naquele instante me senti uma coroa de honra na cabeça do meu marido e amei o elogio!
Procuramos não largar as mãos, como casal somos guardiões desse princípio não importando a quanto tempo estamos casados, e às vezes que saí apressada e acabei não pegando na mão do meu esposo, ele instantaneamente me cobrou.


Alguns desconhecem o fato de que segurar a mão da pessoa amada além de fazer bem ao relacionamento traz benefícios à saúde física. Descobri um estudo recente da Universidade de Virgínia, coordenado pelo psicólogo Dr. James Coan.
Esse estudo envolveu 16 mulheres felizes no casamento, que passaram por situações estressantes durante o acompanhamento de sua atividade cerebral, com uma máquina de ressonância magnética funcional. Após a administração de um choque elétrico para cada mulher, o psicólogo mediu a atividade resultante na área de seus cérebros de resposta ao estresse. Em seguida, ele repetiu o choque enquanto as participantes seguravam a mão de um estranho. E pela terceira vez o choque foi repetido, só que agora as mulheres estavam segurando a mão do marido.
Os resultados mostraram menos atividade nas áreas relacionadas com o estresse do cérebro das mulheres mesmo quando seguravam a mão de um estranho, e muito menos estresse quando seguravam a mão do marido. Desta forma concluiu-se que: segurar a mão de um estranho em momentos conturbados minimiza o estresse, mas, segurar a mão do cônjuge faz o nível de estresse baixar consideravelmente.

O toque é um calmante natural!
Da próxima vez que seu cônjuge estiver chateado, fique de mãos dadas com ele o tempo que você puder, isso o fará desestressar. Experimente também pegar na mão dele enquanto estiverem à mesa, se alimentando. Ou no carro e até assistindo. Isso será abençoador para o casamento de vocês e para saúde de ambos.
É assim que Deus lida conosco, segurando em nossa mão, nunca nos deixando sozinhos.
“Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” (Isaías 41.13)

Há muitos homens e mulheres que embora estejam casados, andam carentes de um simples toque. Esses casais por algum motivo deixaram que suas mãos parecem de falar sobre o amor que sentem um pelo outro. Tocar o rosto da pessoa amada, fazer uma massagem relaxante, alisar seus cabelos, escrever um bilhete romântico, lhe abraçar, acariciar ou andar de mãos dadas são gestos simples, mas essenciais e poderosos para manter nosso casamento frutífero e afogueado. Observando o que um casal faz com as mãos quando estão juntinhos, normalmente nos fará ter um diagnóstico dessa relação.

Palavras da Sulamita ao seu esposo Salomão:
“A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.” (Cantares 2.6)


DEIXE SUAS MÃOS TAGARELAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário