sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Não amo mais meu cônjuge! Será???

Em um relacionamento conjugal, tudo se começa com o namoro que é uma etapa de conhecimento, onde há uma SUPERVALORIZAÇÃO DAS QUALIDADES e uma DESCONSIDERAÇÃO PELOS DEFEITOS DO OUTRO.
O fato de ainda não morarem juntos faz os namorados acreditar que o outro é perfeito. Quando se casam, a aproximidade permite a visualização clara dos defeitos do cônjuge.
E agora???
O tempo passa, e surge a frase: não sinto mais "o amor de antes" pelo meu cônjuge!
É necessário compreendermos que existem 4 tipos de amor. Os 3 mais conhecidos são:
  • AGAPE - esse é o amor do tipo de Deus, o amor incondícional, que ama independentemente do que o outro faça ou deixe de fazer e "o melhor de tudo é que se você já recebeu a Jesus como Senhor da sua vida , o Espírito Santo veio morar dentro de você e Deus derramou do Seu próprio amor no seu coração. Rm 5.5 diz: Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado."O apóstolo Paulo em 1 Co 13.1-13 citou as características desse amor, ele é: paciente, bondoso, não é ciumento, não é orgulhoso, não é vaidoso, não é grosseiro, não é egoista, não fica irritado, não guarda mágoas, alegra-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta e jamais acaba.
  • PHILOS - refere-se à estima, afeição e a preocupação que os amigos têm uns para com os outros, ou seja, é o amor de amigo.
  • EROS - descreve o amor cheio de apetite e egocêntrico, incluindo o desejo sexual e as necessidades físicas, é aquele amor romântico e apaixonado muito aflorado no Livro de Cantares.
Chega uma determinada fase do casamento em que o amor Philos e Eros podem se encontrar adormecidos ou mortos e isso causará falta de diálogo, incompreensão, desconfiança, busca da amizade de terceiros, desrespeito, ausência, competição, desinteresse, frieza, falta de romantismo, diminuição das relações sexuais, etc.Por isso é que surge a frase: não amo mais meu cônjuge. Mas mesmo que esses dois tipos de amor falhem, o amor Agape permanece vivo podendo acordá-los e ressuscitá-los!
O segredo é [praticar o amor Agape.] Quebre a frieza, abraçe, beije, converse, faça o seu melhor e então o amor Philos e Eros voltarão a atuar e você dirá: a verdade é que nunca deixei de amar meu cônjuge.
Não desista, Deus pode e quer despertar o amor adormecido e ressuscitar o que já morreu!
Por isso, NÃO JOGUE SEU CÔNJUGE NO LIXO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário