terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Tempero do Amor


Você já percebeu que as coisas mais importantes e preciosas da vida não são adquiridas com dinheiro? Elas não vendem na farmácia e nem são encontradas nas butiques das grandes cidades. Por isso é que se diz que o dinheiro não compra tudo!

Não se vende carinho, afeto, elogios, compreensão, paz, felicidade, atenção, cumplicidade, amizade, fidelidade, confiança, verdade, alegria, satisfação e “AMOR”. Ingredientes estes, capazes de incrementar a receita que resultará em famílias segundo o plano de Deus!

Há muitos lares que agora mesmo estão sem sabor, valores se perderam em meio a caminhada, atitudes erradas ocuparam o lugar das atitudes corretas, o carinho foi reduzido a carícias frias na hora do sexo, o afeto evaporou, a crítica esmagou os elogios, a compreensão foi subjugada pela razão, a guerra sufocou a paz, a felicidade tornou-se um mito, o desprezo adormeceu a atenção, a cumplicidade foi submergida pelo egoísmo, a amizade deu lugar a rivalidade, o monstro da traição afugentou a fidelidade despertando a desconfiança, a mentira tornou-se familiar, o choro amorteceu a alegria, a insatisfação floresceu e o AMOR se desintegrou. Famílias que estão longe de ser ‘um paraíso antecipado’, pois se tornaram ‘um inferno’ e cada um dos seus membros deu sua contribuição para este atual estado.

Diante de um quadro como esse é indispensável saber: há uma saída, tudo pode mudar, milagres acontecem ainda hoje, Deus lhe oferece agora mesmo a Sua ajuda, sua família precisa que você persevere para o impossível acontecer!

É necessário ter comportamentos diferentes a partir de agora. Vou me referir a este comportamento como tempero, que precisará ser diariamente adicionado e o seu nome é ‘Amor’.

Em 1 Coríntios 16.14 existe uma instrução capaz de transformar todo impossível em possível se for praticada, pois diz: Todos os seus atos sejam feitos com amor. Ou seja, em tudo que você fizer acrescente o tempero do amor!

Há quatro tipos de amor, entre eles um em especial, chamado Ágape, que é o amor do tipo de Deus ou o amor que Deus tem por nós, ao qual o Espírito Santo derramou no coração de quem já recebeu a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida (Rm 5.5). Portanto ainda que os outros tipos de amor falhem ou adormeçam, o amor Ágape quando exercitado pode ressuscitar todos os outros.
O amor Ágape não é sentimento, é A T I T U D E.
É fazer o melhor pelo outro independentemente do que ele(a) realize ou deixe de realizar por você.
O amor é um tempero infalível e quem tem decidido o acrescentar prova de um saboroso, delicioso, apetitoso casamento, sempre com gostinho de quero mais!!!

Deus é o autor da família, Ele nos deu a receita do sucesso ‘A Bíblia’ e nela está dizendo:

FAMÍLIA MAIS QUE FELIZ

INGREDIENTES DIÁRIOS

Massa
10 Colheres de (sopa) de oração
2 Xícaras de (chá) de paciência
½ Xícara de (chá) de benignidade
1 Colher de (sopa) de confiança
2 Colheres de (chá) de humildade
500g de sabedoria
150 ml de compartilhamento
Recheio
1 Lata de doçura
A mesma medida de perdão
Calda
2  Xícaras de (chá) de alegria
100 ml de verdade
½ Litro de amor

MODO DE PREPARO

Massa
Assim que acordar derrame a benignidade, preparando um excelente café da manhã para a sua família, vá acrescentando continuamente durante todo o dia as 10 colheres de (sopa) de oração, lembrando que antes de iniciar a primeira refeição é bom agradecer a Deus e Lhe pedir sabedoria para viver mais um dia. Compartilhe juntamente com eles de assuntos agradáveis enquanto se alimenta. Adicione confiança ao ver seu cônjuge sair para mais um dia de trabalho. Mexa bem, até ficar homogêneo. Em seguida pratique a paciência com todos os que te causarem aborrecimento, sendo humilde o suficiente para reconhecer quando você errar. Mexa mais um pouco até obter uma massa(casamento) de consistência leve e fofinha. Leve ao forno médio-alto (200° C), pré-aquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.
Recheio
Com auxílio de uma espátula, espalhe a lata de doçura por toda a arrogância, contagiando todos os membros da família, despejando em seqüência o perdão sobre qualquer ofensa. Preserve-os.
Calda
Dissolva a alegria nos ½ litros de amor e mexa delicadamente até obter uma calda grossa que será aquecida com o fogo da paixão, banhando todo o relacionamento e garantindo uma noite cheia de romantismo, cumplicidade e satisfação, polvilhados de verdade.

DICAS:
  •  No dia seguinte não esmoreça, continue a temperar o seu relacionamento, adicionando os temperos ou os ingredientes que acabamos de ver, não se esquecendo do AMOR, é claro!
  • Seja rápido(a) em perdoar, para a massa(casamento) não murchar.
  • A calda é o toque final, portanto capriche nas pré-liminares...
Saiba: Deus está empolgado, porque Ele já pode ver o resultado da receita, então não pare no meio do caminho e você terá uma FAMÍLIA MAIS QUE FELIZ!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Importância da Mulher no Reino de Deus


   Em 1 Samuel 25, há um relato inspirador de uma mulher chamada Abigail que era sensata e formosa (linda por dentro e por fora), casada com Nabal, homem que tratava todos de forma dura e maligna.
   Naquela época Davi que ainda não governava sobre Israel havia descido para o deserto de Parã, após a morte do profeta Samuel e tendo ouvido que Nabal tosquiava suas ovelhas, enviou dez moços para lhe pedir alimento, visto que em outra situação Davi e seus pastores favorecera os pastores de Nabal.
Porém, Nabal recusou-se a enviar suprimento para Davi e seu povo, diante dessa ingratidão Davi ficou irado, saiu ao encontro de Nabal decidido a matar ele e todos do sexo masculino, cingindo juntamente com quatrocentos homens a sua espada.
    Abigail entretanto foi avisada e de forma generosa, prudente e ágil colocou sobre jumentos alimentos e se foi ao encontro de Davi sem comunicar nada a seu esposo, afim de evitar tamanha desgraça sobre sua casa. Enquanto descia cavalgando um jumento, encontrou Davi e seus homens, ao vê-lo Abigail prostrou-se aos seus pés, pedindo-lhe que toda culpa cai-se sobre ela e com palavras sábias desativou a ira de Davi por seu esposo Nabal, dando-lhe o alimento que havia levado e o futuro rei a despediu em paz, louvando-a por sua bendita prudência.
   Ao voltar Abigail a Nabal, este fazia em casa um banquete e pelo fato de já está muito embriagado, Abigail nada lhe falou esperando o dia seguinte para que estando sóbrio Nabal pudesse ser informado de tudo quanto tinha acontecido. Ao ouvir por boca de Abigail o relato dos fatos passados amorteceu-se o coração de Nabal, ficou ele como pedra e passado uns dez dias morreu.
Sabendo Davi que Nabal estava morto mandou falar a Abigail que desejava tomá-la por esposa, ela aceitou, foi ao seu encontro e Davi a recebeu com grande alegria.
Abigail, que mulher inspiradora!
     Por muito tempo a posição da mulher foi entendida de forma equivocada, pois na verdade Deus quando a criou deixou bem claro que ela teria uma grande importância em Seu Reino. Deus ao planejá-la disse: farei uma auxiliadora (ajudadora) idônea ou seja apta, competente, capaz e correta. Gn 2.18
Deus não a menosprezou, Ele a formou repleta de capacidade!
Quando Ele diz em Sua Palavra que o homem (esposo) é o cabeça, não é minimizando o ser que Ele mesmo criou, mas é porque toda instituição inclusive a família precisa respeitar uma hierarquia se quiser prosseguir de forma organizada e triunfante. Alguém após ouvir cuidadosamente o outro precisa decidir e esse alguém que Deus escolheu dentro da família e o homem (esposo).
Imagine uma empresa sem um gerente, onde todos mandam e desmandam, seria uma bagunça não é?
Pois bem, uma família sem o cabeça, alguém que imponha limites, regras e tome decisões é realmente uma bagunça generalizada.

Nós como mulheres precisamos encontrar nosso lugar, o equilíbrio demonstrado tão claramente nas Escrituras. Por isso para que entendamos nossa importância no reino de Deus, trago quatro atitudes indispensáveis que como mulheres executamos ou precisamos executar e muitas vezes nem nos damos conta do quanto Deus se alegra por ver-nos frutificando.
  1.  AJUDANDO: Como já relatei somos auxiliadoras. A nossa ajuda é decisiva para o sucesso do nosso esposo. Como alguém já disse, por traz de um grande homem tem sempre uma grande mulher. A atitude de Abigail foi a ajuda que Nabal precisou para se manter vivo juntamente com os seus.
  2.  EDIFICANDO: A mulher sábia pode continuamente edificar (construir) sua casa e jamais permitir que ela seja destruída.

Você já parou pra pensar que Abigail não apenas se ariscou, mas pediu que a culpa do seu marido duro e maligno caísse sobre ela? Em outras palavras ela disse: mate a mim, mas poupe ele e seus homens.
Muitas mulheres até começam a construir seus lares corretamente, porém, diante de um insulto, arrogância, bebedisse por parti do marido, desistem e nada querem suportar, quando na verdade o amor tudo sofre, tudo crer, tudo espera e tudo suporta. 1 Co 13.7
Persevere, o seu milagre está mais perto do que você imagina!

     3.   SEMEANDO: A generosidade de Abigail impressiona-me.
Enquanto que a mão fechada de Nabal quase trouxe guerra e morte, a mão aberta de Abigail trouxe paz e vida. Mulheres que entendiam o dar como algo precioso, puderam ter a honra de serem colunas financeiras no ministério de Jesus. Lc 8. 1-3.
Hoje as igrejas podem andar supridas nessa Terra porque Deus ainda tem encontrado não só homens, mas também mulheres com um coração disposto a usar aquilo que tem chegado as suas mãos para serviço do Rei.
     4.   BRILHANDO: Deus nos projetou para “brilhar”, em casa, no trabalho, no ministério, aonde quer que chegarmos, pois a semelhança dEle somos a luz deste mundo. Quando a luz que reluzimos é a dEle, ainda que tentem nos esconder não terão êxito.
Você irá brilhar, brilhar e brilhar intensamente e cada vez mais! Mt 5. 14-16.
Assim como Abigail brilhou ao ponto de dissipar as trevas que tentaram tomar conta do seu lar, Deus incansavelmente através da Sua Palavra e Seu Espírito guiará nossos passos em direção ao triunfo!
Esteja pronta, atenta, cheia de expectativa, você é uma agente de milagres dentro do seu lar e ele 
F L O R E S C E R Á!

terça-feira, 24 de abril de 2012

As Prioridades na Vida da Mulher Cristã


                Vivemos dias em que muitas coisas disputam a nossa atenção e o ativismo tende a nos levar para o desequilíbrio. Deus por Sua vez cuida de nós nos mínimos detalhes, detalhes estes que farão uma grande diferença em nossas vidas se atentados e priorizados. A mulher tem uma habilidade muito linda dada por Deus, conseguimos fazer bem várias coisas ao mesmo tempo. Balançamos o bebê, preparamos a refeição para a família, atendemos ao telefone, colocamos a mesa, varremos a casa, lavamos a louça e a roupa, tudo isso ao mesmo tempo e no final estamos lindas e cheirosas para receber o marido.
O homem, no entanto precisa estar centrado em “uma única atividade” se quiser desempenhá-la bem. Mas ambos juntos trazem o equilíbrio necessário para o florescimento da vida conjugal.
O Senhor em Sua Palavra traz as prioridades, visando sempre o avanço e o bem-estar dessa instituição tão poderosa e preciosa chamada FAMÍLIA.
 
Hoje em especial vamos percorrer as Escrituras para descobrirmos quais são as prioridades na vida da mulher cristã.
1.      Deus antes de tudo à Em todo O Antigo e Novo Testamento, Deus deixa bem claro que não abre mão de ser o nosso primeiro amor. Amar o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda nossa alma e de todo nosso entendimento, é chamado pelas Escrituras de ‘o grande e primeiro mandamento’ Mt 22.37 e 38. Esse amor verdadeiro é a base e a estrutura para uma vida cristã abençoada. A mulher necessita ter um relacionamento íntimo com Deus, reservar um tempo a sois com o Pai, orando, adorando e lendo Sua Palavra.

2.       A Bíblia antes de opiniões à Você mulher precisa considerar de fato que a Bíblia é a Palavra de Deus. Falo isso porque vivemos em um mundo de muitas teorias, onde os conselhos são baseados em experiências próprias ou dos outros. Todos querem te dar um palpite, mas Deus tem uma orientação precisa e exata, capaz de resolver qualquer situação. 1 Tm 4.9

3.       Pessoas antes de coisas à Deus valoriza tanto o ser humano que deu o Seu filho único para morrer em nosso lugar, a fim de herdarmos a salvação. É pelo fato de estar amando as coisas antes das pessoas que a humanidade perdi-se em assassinatos, guerras, ódio e violência. O amor ao dinheiro incitou o desafeto pelo próximo. O Novo Mandamento deixado por Jesus nos ordena a amar uns aos outros ‘como Ele nos amou’ Jo 13.34. Precisamos estar dispostas a fazer de tudo pelo outro, se possível dar a própria vida, isso é cristianismo!

4.       Marido antes de filhos à Isso é tão claro nas Escrituras Tito 2.4, mas é um princípio tão resistido pelas mães. Deus só tem o melhor para você querida, portanto aceite e pratique esse conselho e sua família será um exemplo de vitória.
(Falo detalhadamente sobre este assunto no estudo: Primeiro vem o marido ou os filhos?)

5.       Marido antes dos pais à Depois que casamos nos desligamos (separamos) geograficamente, psicologicamente e financeiramente dos nossos pais e se isso ainda não aconteceu com você que é casada, precisa acontecer. Gn 2.24.
Ao casarmos passamos a ter um esposo que é chamado por Deus ‘o cabeça da mulher’ Ef 5.23, portanto qualquer situação deve ser conhecida e decidida por ele com a ajuda da sua preciosa auxiliadora, você. Os pais podem e devem dar conselhos, mas a decisão é do cabeça da família. As esposas muitas vezes são tentadas a compartilhar coisas com a mãe, e esta começa a se intrometer na vida do casal. Essa situação irrita o marido o levando a se desgostar da sua sogra. Seja sábia amada, desenvolva um relacionamento de companheirismo e amizade com seu esposo, compartilhe com ele, o deixe ser seu melhor amigo. (Seus pais mulher, terão do seu esposo a imagem que você transmitir.)

6.       Filhos antes da vida profissional à O plano original de Deus é que o marido trabalhe para trazer o sustento da família e a esposa fique encarregada de cuidar do marido e criar os filhos, Gn 3.16-19. Ainda que isso pareça antiquado em pleno século XXI, é um plano perfeito. Para trabalhar fora a esposa acaba pouco ou muito negligenciando o lar, isso começa a tornar-se um fardo para ela e traz sofrimento à família. Ainda que se pague uma secretária para arrumar a casa e ficar com as crianças, isso danificará a conduta dos seus filhos, você é a mãe e Deus deseja que eles sejam influenciados pela presença de Deus em sua vida. Os avós não foram feitos para criar, eles só sabem mimar e criança precisa de disciplina, de correção. Mas se o salário que você ganha fora é extremante necessário, ore ao Senhor, para que seu marido passe a ganhar muito bem e supra toda a necessidade da família, Deus é poderoso e está interessado que o milagre aconteça!

7.       Família antes de ministério à O cuidado com a igreja e seu ministério deve ser uma extensão do zelo com sua casa e família. Sair alcançando vidas e perdendo os da própria casa é um erro gravíssimo. A sua casa precisa ser um cantinho onde os da família sentem prazer em estar, por causa da limpeza, do perfume, do amor, da dedicação, etc. Deus está desejoso de que sejamos “boas donas de casa”, Tito 2.5; 1 Tm 5.14.

8.       Sabedoria antes das riquezas à O texto bastante conhecido de Pv 14.1 declara que a mulher sábia (não a rica) edifica sua casa, mas a tola com as próprias mãos a destrói.
Riqueza sem sabedoria é pobreza à vista!
A sabedoria traz riquezas e é capaz de não apenas manté-las, mas aumentá-las, Pv 8.17-21. Riquezas em todos os sentidos, já que a maior delas é ter a Jesus como Senhor e Salvador.

9.       Dízimo antes de desejos à Mulher em sua maioria ama comprar, quer sempre estar linda e bem vestida, as vitrines parecem nos chamar. Mas lembra que vimos que Deus não abre mão do primeiro lugar? Pois é, a prioridade é obedecer e Deus quer que O honremos com as nossas finanças. Muitas se enganam porque acham que estão perdendo, só que Deus não nos tira nada, Ele quer apenas uma oportunidade de poder suprir de uma forma gloriosa todas as nossas necessidades. Não devolver o dízimo e a oferta é roubar a Deus, Ml 3.8 e 10. Ele nos pede apenas 10% e nos deixa com 90%, será que é tão difícil honrá-Lo com tão pouco? A resposta é não, basta apenas uma decisão.

Todas estas coisas são possíveis de serem organizadas em nossas vidas e organizá-las trará resultados surpreendentes. Deus nos ajudará em cada esforço que fizermos para priorizar o que Ele prioriza. Gosto da forma que às vezes meu esposo me chama, “Espirituosa”, segundo ele é uma mistura de uma mulher espiritual e virtuosa! Creio que Deus também nos verá assim quando cedermos para a Sua tão perfeita Palavra.