terça-feira, 24 de abril de 2012

As Prioridades na Vida da Mulher Cristã


                Vivemos dias em que muitas coisas disputam a nossa atenção e o ativismo tende a nos levar para o desequilíbrio. Deus por Sua vez cuida de nós nos mínimos detalhes, detalhes estes que farão uma grande diferença em nossas vidas se atentados e priorizados. A mulher tem uma habilidade muito linda dada por Deus, conseguimos fazer bem várias coisas ao mesmo tempo. Balançamos o bebê, preparamos a refeição para a família, atendemos ao telefone, colocamos a mesa, varremos a casa, lavamos a louça e a roupa, tudo isso ao mesmo tempo e no final estamos lindas e cheirosas para receber o marido.
O homem, no entanto precisa estar centrado em “uma única atividade” se quiser desempenhá-la bem. Mas ambos juntos trazem o equilíbrio necessário para o florescimento da vida conjugal.
O Senhor em Sua Palavra traz as prioridades, visando sempre o avanço e o bem-estar dessa instituição tão poderosa e preciosa chamada FAMÍLIA.
 
Hoje em especial vamos percorrer as Escrituras para descobrirmos quais são as prioridades na vida da mulher cristã.
1.      Deus antes de tudo à Em todo O Antigo e Novo Testamento, Deus deixa bem claro que não abre mão de ser o nosso primeiro amor. Amar o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda nossa alma e de todo nosso entendimento, é chamado pelas Escrituras de ‘o grande e primeiro mandamento’ Mt 22.37 e 38. Esse amor verdadeiro é a base e a estrutura para uma vida cristã abençoada. A mulher necessita ter um relacionamento íntimo com Deus, reservar um tempo a sois com o Pai, orando, adorando e lendo Sua Palavra.

2.       A Bíblia antes de opiniões à Você mulher precisa considerar de fato que a Bíblia é a Palavra de Deus. Falo isso porque vivemos em um mundo de muitas teorias, onde os conselhos são baseados em experiências próprias ou dos outros. Todos querem te dar um palpite, mas Deus tem uma orientação precisa e exata, capaz de resolver qualquer situação. 1 Tm 4.9

3.       Pessoas antes de coisas à Deus valoriza tanto o ser humano que deu o Seu filho único para morrer em nosso lugar, a fim de herdarmos a salvação. É pelo fato de estar amando as coisas antes das pessoas que a humanidade perdi-se em assassinatos, guerras, ódio e violência. O amor ao dinheiro incitou o desafeto pelo próximo. O Novo Mandamento deixado por Jesus nos ordena a amar uns aos outros ‘como Ele nos amou’ Jo 13.34. Precisamos estar dispostas a fazer de tudo pelo outro, se possível dar a própria vida, isso é cristianismo!

4.       Marido antes de filhos à Isso é tão claro nas Escrituras Tito 2.4, mas é um princípio tão resistido pelas mães. Deus só tem o melhor para você querida, portanto aceite e pratique esse conselho e sua família será um exemplo de vitória.
(Falo detalhadamente sobre este assunto no estudo: Primeiro vem o marido ou os filhos?)

5.       Marido antes dos pais à Depois que casamos nos desligamos (separamos) geograficamente, psicologicamente e financeiramente dos nossos pais e se isso ainda não aconteceu com você que é casada, precisa acontecer. Gn 2.24.
Ao casarmos passamos a ter um esposo que é chamado por Deus ‘o cabeça da mulher’ Ef 5.23, portanto qualquer situação deve ser conhecida e decidida por ele com a ajuda da sua preciosa auxiliadora, você. Os pais podem e devem dar conselhos, mas a decisão é do cabeça da família. As esposas muitas vezes são tentadas a compartilhar coisas com a mãe, e esta começa a se intrometer na vida do casal. Essa situação irrita o marido o levando a se desgostar da sua sogra. Seja sábia amada, desenvolva um relacionamento de companheirismo e amizade com seu esposo, compartilhe com ele, o deixe ser seu melhor amigo. (Seus pais mulher, terão do seu esposo a imagem que você transmitir.)

6.       Filhos antes da vida profissional à O plano original de Deus é que o marido trabalhe para trazer o sustento da família e a esposa fique encarregada de cuidar do marido e criar os filhos, Gn 3.16-19. Ainda que isso pareça antiquado em pleno século XXI, é um plano perfeito. Para trabalhar fora a esposa acaba pouco ou muito negligenciando o lar, isso começa a tornar-se um fardo para ela e traz sofrimento à família. Ainda que se pague uma secretária para arrumar a casa e ficar com as crianças, isso danificará a conduta dos seus filhos, você é a mãe e Deus deseja que eles sejam influenciados pela presença de Deus em sua vida. Os avós não foram feitos para criar, eles só sabem mimar e criança precisa de disciplina, de correção. Mas se o salário que você ganha fora é extremante necessário, ore ao Senhor, para que seu marido passe a ganhar muito bem e supra toda a necessidade da família, Deus é poderoso e está interessado que o milagre aconteça!

7.       Família antes de ministério à O cuidado com a igreja e seu ministério deve ser uma extensão do zelo com sua casa e família. Sair alcançando vidas e perdendo os da própria casa é um erro gravíssimo. A sua casa precisa ser um cantinho onde os da família sentem prazer em estar, por causa da limpeza, do perfume, do amor, da dedicação, etc. Deus está desejoso de que sejamos “boas donas de casa”, Tito 2.5; 1 Tm 5.14.

8.       Sabedoria antes das riquezas à O texto bastante conhecido de Pv 14.1 declara que a mulher sábia (não a rica) edifica sua casa, mas a tola com as próprias mãos a destrói.
Riqueza sem sabedoria é pobreza à vista!
A sabedoria traz riquezas e é capaz de não apenas manté-las, mas aumentá-las, Pv 8.17-21. Riquezas em todos os sentidos, já que a maior delas é ter a Jesus como Senhor e Salvador.

9.       Dízimo antes de desejos à Mulher em sua maioria ama comprar, quer sempre estar linda e bem vestida, as vitrines parecem nos chamar. Mas lembra que vimos que Deus não abre mão do primeiro lugar? Pois é, a prioridade é obedecer e Deus quer que O honremos com as nossas finanças. Muitas se enganam porque acham que estão perdendo, só que Deus não nos tira nada, Ele quer apenas uma oportunidade de poder suprir de uma forma gloriosa todas as nossas necessidades. Não devolver o dízimo e a oferta é roubar a Deus, Ml 3.8 e 10. Ele nos pede apenas 10% e nos deixa com 90%, será que é tão difícil honrá-Lo com tão pouco? A resposta é não, basta apenas uma decisão.

Todas estas coisas são possíveis de serem organizadas em nossas vidas e organizá-las trará resultados surpreendentes. Deus nos ajudará em cada esforço que fizermos para priorizar o que Ele prioriza. Gosto da forma que às vezes meu esposo me chama, “Espirituosa”, segundo ele é uma mistura de uma mulher espiritual e virtuosa! Creio que Deus também nos verá assim quando cedermos para a Sua tão perfeita Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário